Examinando as Escrituras
| Personagens Bíblicos

Davi - As quatro etapas do caminhar com Deus

Monte Sião

Este texto é o resumo de uma mensagem ministrada pelo irmão Víctor Rodriguez, da Argentina, em Porto Alegre 19/04/19.


O assunto que vamos compartilhar é sobre caminhar com Deus. Existem muitos exemplos que nos ensinam princípios preciosos e muitos personagens que podem ilustrar isso, por exemplo, quando olhamos para a vida de Davi, vemos quatro etapas em que nos mostram o progresso de um relacionamento com Deus.

Primeira etapa

Disse o SENHOR a Samuel: Até quando terás pena de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche um chifre de azeite e vem; enviar-te-ei a Jessé, o belemita; porque, dentre os seus filhos, me provi de um rei.

[…]

Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração.

[…]

Assim, fez passar Jessé os seus sete filhos diante de Samuel; porém Samuel disse a Jessé: O SENHOR não escolheu estes. Perguntou Samuel a Jessé: Acabaram-se os teus filhos? Ele respondeu: Ainda falta o mais moço, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chamá-lo, pois não nos assentaremos à mesa sem que ele venha.

1 Samuel 16:1 a 11

A primeira etapa na vida de Davi é Belém. Essa história acontece na juventude de Davi e aqui Deus trata com ele na esfera do natural. Samuel pergunta para Jessé: São estes todos teus filhos? Para aquele pai, esses eram seus filhos mais importantes, mas ainda restava o menor! Onde estava Davi? Cuidando das ovelhas do seu pai.

Quando avançamos, vemos no capítulo 17 a experiência de Davi com Golias.

Ali, antes que Davi entrasse na batalha como guerreiro, ele é chamado por seu pai para ver se os seus irmãos estavam bem e para cuidar dos seus irmãos levando mantimento.

Davi obedeceu o seu pai, mas ele também foi levado por um coração que amava a seus irmãos. Esse foi o primeiro trabalho de Davi e ele foi fiel e obediente. O coração de Davi, na esfera natural, agradava a Deus.

Como é nosso relacionamento com nossos pais naturais? Como é nosso relacionamento com nossos irmãos? Essas perguntas são fundamentais, pois a primeira esfera que Deus trabalha em nossa vida é a natural. Belém nos fala sobre a esfera natural, ou seja, nossos relacionamentos e nossos bens materiais. Como está nossa vida em Belém? Os relacionamentos de Davi estavam em ordem. Os bens de Davi estava em ordem.

Essa é a primeira etapa do trabalhar de Deus na vida de Davi: ordenar os seus relacionamentos e os seus bens.

Segunda etapa

Davi retirou-se dali e se refugiou na caverna de Adulão; quando ouviram isso seus irmãos e toda a casa de seu pai, desceram ali para ter com ele. Ajuntaram-se a ele todos os homens que se achavam em aperto, e todo homem endividado, e todos os amargurados de espírito, e ele se fez chefe deles; e eram com ele uns quatrocentos homens.

1 Samuel 22:1-2

A primeira etapa de Davi foi em Belém, a segunda acontece em Adulão. Essa palavra significa “lugar de quebrantamento”. Qual a finalidade de Deus com a etapa de Adulão? Deus queria formar em Davi o caráter de um homem quebrantado.

Todos que desejam servir ao Senhor, precisam passar pela fase do quebrantamento. Hoje, vivemos em dias onde há muitos que sofrem por diversos motivos, mas poucos que se quebrantam. Entretanto, no processo de formação de um homem de Deus, o quebrantamento é indispensável. Essa fase da vida de Davi o levou a tremendas experiências.

No capítulo 23:1 e 2, descobriremos que há um dilema muito difícil de resolver, contudo, Davi aprendeu a depender do Senhor. Quando uma pessoa está quebrantada, ela consulta a Deus em todas as decisões da sua vida. Por exemplo, se alguém deseja casar, ele pode consultar seu discipulador, seu pastor, os irmãos, mas quem, de fato, ele precisa consultar? O Senhor.

No capítulo 30 os amalequitas haviam invadido o território de Davi, levando os filhos e as filhas cativos. O que fez Davi? Consultou o Senhor! As pessoas quebrantadas podem escutar o conselho dos irmãos e, sem dúvida, podem ouvir a voz de Deus através dos irmãos, mas elas não se movem se não tiverem uma palavra de Deus.

Há outro princípio importante no capítulo 30: somente uma pessoa quebrantada pode compreender o que outros estão sofrendo. Haviam 400 pessoas em um sofrimento profundo por causa dos seus filhos, mas Davi foi capaz de sofrer com eles. Por quê? Porque ele havia passado por Adulão.

Terceira etapa

Assim, pois, todos os anciãos de Israel vieram ter com o rei em Hebrom; e Davi fez com eles aliança em Hebrom, perante o SENHOR. Ungiram Davi rei sobre Israel, segundo a palavra do SENHOR por intermédio de Samuel.

1 Crônicas 11:3

A terceira etapa na vida de Davi é Hebrom. Esse momento é onde Davi é ungido como Rei. A palavra Hebrom significa “aliança”. A unção de Davi não era algo individual, mas implicava em assumir uma responsabilidade com todo o povo.

Deus deseja que haja ordem em nossa vida naquilo que é material, para depois nos levar a Adulão, onde seremos quebrantados, mas ele quer ainda nos levar para Hebrom, que é um lugar que responsabilidade. Só alguém que passou por Adulão pode ir para Hebrom. Como podemos cuidar de outras vidas se somos incapazes de compreender as outras pessoas?

Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos.

Isaías 57:15

Aqui Deus diz que habita com o “quebrantado e humilde de espírito, para vivificar o coração dos quebrantados”. É dessa forma que Deus funciona. Podemos cantar muitas coisas maravilhosas sobre Jesus, sobre sua glória e exaltação, mas precisamos lembrar que Jesus foi quebrantado. Ele se esvaziou e se fez o menor de todos os homens e morreu em uma cruz. Jesus foi quebrantado.

Deus precisa trabalhar nosso orgulho. Muitos de nós são capazes de argumentar muito bem, somos como advogados de defesa, prontos para defender a nós mesmo. Mas quando Deus nos leva para Adulão, nós não sairemos do mesmo jeito que entramos. Então ele nos levará para Hebrom. Um líder que não foi quebrantado se torna inflexível, mas se o seu coração foi trabalhado em Adulão, quando estiver em Hebrom, ele será compreensívo e atento.

Quarta etapa

Fundada por ele sobre os montes santos, o SENHOR ama as portas de Sião mais do que as habitações todas de Jacó. Gloriosas coisas se têm dito de ti, ó cidade de Deus!

Salmos 87:1-3

A quarta etapa na vida de Davi é Sião. Após a tomada da fortaleza de Sião dos Jebuzeus, ela passa a se chamar a “cidade de Davi”. É nesse período que Davi toma a arca e a coloca na tenda que havia sido armada na cidade. Aquele se torna o lugar preferido de Davi, a presença de Deus. Esse é o lugar onde ele escreveu a maioria dos salmos que falam sobre a Glória de Deus.

É esse lugar para onde Deus quer nos levar. Essa é a sempre a finalidade de Deus. Não podemos descuidar de Belém, de Adulão e de Hebrom, nem apressar o que Deus deseja fazer nesses lugares. Mas não podemos esquecer: é para Sião que Deus quer nos levar! Devemos desejar mais de Sião!

Sião não é um lugar especial naturalmente falando, esse lugar é apenas maravilhoso porque a Arca da Aliança está ali. O que é a Arca? Ela fala da presença de Deus. Há três elementos dentro da Arca: a vara de Arão, que fala da autoridade de Deus. As tábuas da Lei, que falam da Palavra de Deus. Também o Maná, que fala da nossa dependência em Deus. Esse elementos falam de uma experiência completa da presença de Deus.

Sião era especial por causa da Arca. Temos a Arca em nossa casa? Onde ela está? O chamado de Deus é para que ela esteja em nosso coração. Esse é o lugar mais perto onde a presença de Deus pode estar, o lugar onde vamos ser impactados pela glória de Deus. É para esse lugar de comunhão íntima que Deus quer nos levar. Estamos indo para Sião!


Esse post foi importante para você? Clique abaixo e compartilhe para edificar outros.