Examinando as Escrituras
| Personagens Bíblicos

Quem foi João Batista? Estudo 1

Homem caminhando no deserto

##Preparando o Caminho do Senhor

Zacarias, seu pai, cheio do Espírito Santo, profetizou, dizendo:

[…]

Tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque precederás o Senhor, preparando-lhe os caminhos, para dar ao seu povo conhecimento da salvação, no redimi-lo dos seus pecados, graças à entranhável misericórdia de nosso Deus, pela qual nos visitará o sol nascente das alturas, para alumiar os que jazem nas trevas e na sombra da morte, e dirigir os nossos pés pelo caminho da paz.

Lucas 1:67 e 76-19

Na Bíblia nós encontramos histórias de homens que foram usados por Deus para marcar época. Noé, Abraão, Ezequias, Esdras, Neemias e muitos outros. Esses são exemplos de homens que nos inspiram e nos ensinam com suas vidas muitas riquezas sobre relacionamento e intimidade com Deus.

João Batista, com toda a certeza, faz parte dessa lista de homens que marcaram sua época. Seu ministério não foi algo que surgiu ao acaso. O ministério de João Batista surgiu no coração de Deus.

Profecias sobre João Batista

Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do SENHOR; endireitai no ermo vereda a nosso Deus. Isaías 40:3

Eis que eu envio o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim […] Malaquias 3:1

Tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque precederás o Senhor, preparando-lhe os caminhos. Lucas 1:76

Jesus lhes respondeu: […] Este [João] é aquele de quem está escrito: Eis aí envio diante da tua face o meu mensageiro, o qual preparará o teu caminho diante de ti. Lucas 7:27

Porque este é o referido por intermédio do profeta Isaías: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. Mateus 3:3

O ministério de João Batista é um ministério de preparação.

Cronologicamente falando, o livro de Malaquias é de fato o último livro a ser escrito no Antigo Testamento. Um livro com condenações duras a um povo religioso, frio e distante de Deus.

Mas mesmo em meio a um juízo tão severo, existe uma promessa: Deus enviaria o Messias.

Mas para vós outros que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça, trazendo salvação nas suas asas. Malaquias 4:2

Essa é uma promessa grandiosa de salvação eterna!

Contudo, vamos descobrir que entre Malaquias e o início do Novo Testamento existem 400 anos de silêncio. A Bíblia não nos fala de nenhum profeta nesse período. Nenhuma movimentação aparente de Deus.

Deus prometeu o seu maior tesouro, prometeu um salvador, aquele que resgataria Israel e resgataria o mundo inteiro. Existem mais de 300 profecias em todo o Antigo Testamento que deveriam se cumprir em Cristo. Havia uma expectativa em todas as promessas de Deus, pelo dia em que o Sol da Justiça finalmente nasceria no oriente, mas haviam 400 anos de silêncio.

Deus parecia ter se esquecido, parecia ter abandonado seu povo. Mas quando lemos os evangelhos, vemos Jesus dizendo que “o meu Pai trabalha até agora” João 5:19. Deus parecia estar em silêncio, mas ele estava trabalhando. O Pai estava prestes a enviar seu Filho e durante esses 400 longos anos ele estava preparando o caminho do Senhor.

Esse é o momento e o caráter do ministério de João Batista. Ele não foi chamado para ser um grande homem, mas para preparar o caminho para o maior de todos os homens. Ele não foi chamado para fazer grandes obras, mas para preparar o caminho para a maior de todas as obras.

Muitos o viram como um grande mestre e até o próprio Jesus disse que, de todos os homens que nasceram antes da chegada do Reino, João Batista era o maior. Mas qual era o seu testemunho sobre si mesmo?

Pregava dizendo: após mim vem aquele que é mais poderoso do que eu. Do qual não sou digno de, curvando-me, desatar-lhe as correias das sandalhas. Marcos 1:7

Convém que ele cresça e eu diminua João 3:30

Isaías profetizou dizendo que João seria uma “voz que clama no deserto”. O que é uma voz? Uma voz não pode ser vista, apenas ouvida. Ela traz uma mensagem, mas não fala sobre si mesma. Esse era João Batista.

Em Atos existe um texto lindo:

Mas, ao completar João a sua carreira, dizia: Não sou quem supondes; mas após mim vem aquele de cujos pés não sou digno de desatar as sandálias. Atos 13:25

Quando Jesus iniciou o seu ministério, João Batista encerrou a sua carreira. Convinha que Jesus tivesse a preeminência agora.

Uma necessidade atual

Arai o campo de pousio; porque é tempo de buscar ao Senhor, até que ele venha, e chova a justiça sobre vós Oseias 10:12

João Batista não é um modelo a ser seguido literalmente em todos os aspectos. Ele foi chamado para preparar o caminho do Senhor no momento mais importante de toda a história: a vida e ministério de Jesus. Ele tinha uma missão única e especial. Entretanto, existe um princípio universal na história de João Batista que podemos aprender: sempre que Deus deseja fazer algo grandioso, ele antes procura homens e mulheres dispostos a serem uma voz no deserto.

O que significa preparar o caminho do Senhor? Significa reconhecer que nós não somos a resposta para as necessidades do mundo ou da Igreja. Cristo é a resposta, e o papel de um ministério é apontar para ele. Quando Deus deseja fazer algo grandioso, ele conta com pessoas dispostas a diminuir. Pessoas que não apontem para si mesmas. Pessoas dispostas a pagar o preço da consagração mas com humildade e submissão. Deus procura vozes no deserto!

Esse texto de Oseias 10:12 é uma convocação de Deus: preparem o campo, me busquem até que eu chova justiça sobre vocês. Em outras palavras: preparem o caminho do Senhor. Esse é o método de Deus: ele conta com cooperadores.

Temos concordado que vivemos em dias onde Deus tem uma grande medida para derramar? Grandes obras para realizar? Em tempos como o nosso, Deus procura pessoas que preparem o Seu caminho.

É tempo de buscar ao Senhor, até que ele venha.

João Batista decidiu se esvaziar de si mesmo e buscar ao Senhor de todo o coração. Quantos vão trilhar esse mesmo caminho e pagar o preço?

Há um caminho a ser preparado na sua faculdade. Há um caminho a ser preparado no seu trabalho. Há um caminho a ser preparado da sua igreja local. Onde está a voz daqueles que diminuem para que Cristo cresça? Que nessa busca, Deus possa encontrar o nosso coração disposto. Que Ele venha, seja visto e ouvido, chova sua vida e sua justiça sobre nós!

Nos próximos textos, continuaremos estudando sobre o ministério de João Batista, aprendendo princípios universais que precisam ser lembrados e devem estar presentes ainda hoje no serviço a Deus.

Por: Filipe Merker


Este texto é parte de uma série de estudos sobre João Batista

  1. Estudo 1 → Preparando o Caminho do Senhor
  2. Estudo 2 → Sua preparação no deserto
  3. Estudo 3 → Sua centralidade em Cristo

Esse post foi importante para você? Clique abaixo e compartilhe para edificar outros.