1. Qual a missão da igreja? | Discipulado em Cristo
Qual a missão da igreja? Todas as respostas que já foram dadas a essa pergunta ao longo da história, por diferentes homens de Deus, podem ser traçadas de volta às palavras de nosso Senhor Jesus, que de forma original e definitiva nos deu a seguinte missão:
Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.
Mateus 28:18-20
Nesse sublime mandamento de Jesus, temos MUITAS informações concentradas sobre a missão. Vamos conhecer algumas.
1. Objetivo da missão: Fazer discípulos.
2. Garantia da missão: A autoridade de Jesus. Quantas vezes se tem falado sobre a “grande comissão”, sem sequer citar a “grande capacitação”. A igreja apenas tem prerrogativa de fazer discípulos em todas as nações porque a autoridade de Jesus se estende sobre todas elas. Como disse Abraham Kuyper: “não há um centímetro quadrado sobre toda a existência humana sobre o qual Cristo, que é soberano sobre tudo, não declare: É meu!”.
3. Encarregados missão: Toda a igreja, representada ali nos 11 apóstolos, deve se envolver na missão de fazer discípulos. Crianças espirituais, Jovens espirituais, Pais espirituais. Todos, desde o primeiro dia de fé, podem cooperar na formação de outros discípulos, em diferentes capacidades, responsabilidades e níveis de envolvimento. Esta missão é para você!
4. Alvo da missão: Discípulos devem ser feitos em toda a terra, ou seja, todos os tipos de pessoas, sem distinção, são discípulos em potencial.
5. Método da missão: Batizando e ensinando. Em outras palavras, há duas forma de fazer um discípulo: ganhando-o para Jesus ou amadurecendo-o em Jesus. Os coríntios, por exemplo, tinham sido ganhos por Paulo, amadurecido por Apolo e, assim, levados ao crescimento que vem de Deus. Aqui vemos o método completo de Jesus: batizando e ensinando.
Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus. – 1 Coríntios 3:6
6. Escopo da missão: Até a consumação do século. Ou seja, essa missão é um ciclo que apenas se encerra na volta de Jesus. Fazer discípulos, não fala apenas da próxima geração, mas de muitas gerações.
Podemos dizer que a missão da igreja é: fazer discípulos que façam discípulos para a glória de Deus.
Esses ciclos estão pressupostos na própria grande comissão. A ordem “façam discípulos” vem junto com o imperativo: “ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado”. O que Jesus tinha acabado de ordenar? “Façam discípulos”.
Portanto, a missão de Jesus para você é: “Faça discípulos, batize-os, ensine-os a serem discípulos e a fazerem discípulos”. Uma vez feitos, formado e ensinados, eles formarão uma nova geração de discípulos que formará a seguinte e assim sucessivamente.
Sua vida é fruto de alguém que obedeceu o mandamento de fazer discípulos. A vida desse alguém também é fruto de um outro alguém que cumpriu a grade comissão. Essa outra pessoa também foi formada no discipulado. A vida de quem veio antes dela também. Assim, forma-se um ciclo que, se voltarmos suficientemente no tempo, chega ao primeiro século, no dia em que Mateus 28:18-20 aconteceu.
Você é fruto de Mateus 28 e Deus quer te usar para que outros sejam fruto dessa missão e este circulo virtuoso continue.
Veja este exemplo de 2 Timóteo 2:2 e tente identificar as quatro gerações de discípulos presentes aqui:
E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros. – 2 Timóteo 2:2
Quatro gerações. Uma, ensinando a próxima:
- Paulo: “de mim”
- Timóteo: “recebeste”
- Outros discípulos: “transmite a homens fiéis”
- Novos discípulos: “instruir a outros”
Quem é sua próxima geração?
Quem é sua terceira geração?
Quem é sua quarta geração?
Você está participando desse fluir celestial?
Você tem sido, dentro da sua capacidade e de baixo de orientação da igreja local, um canal de crescimento para aqueles que tem menos que você?
O intuito deste material é te ajudar a ver esse circulo de frutificação se fechar em sua vida. Nos próximos capítulos vamos trabalhar a essência do assunto do discipulado, para que seu coração esteja no lugar certo, à medida que avançamos em direção aos conselhos práticos.

Por: Filipe Merker