Examinando as Escrituras
| Devocionais

Pequei, e agora? O que fazer depois de pecar?

O que faer depois de pecar?

O que fazer depois de pecar? Essa é uma pergunta que já passou pela mente de todos os cristãos. 18:40

Muitas vezes a culpa pode pesar sobre nós quase que de forma insuportável.

Entretanto, a Palavra de Deus nos oferece respostas mesmo quando o peso da culpa quer encher de dúvidas o nosso coração.

Veja abaixo 6 passos bíblicos que vão te ajudar na sua busca por santidade, deixando para trás todo pecado e colocando seus olhos no lugar certo.

1. Busque ter certeza da sua salvação

Isso não é algo que deve ser feito todas as vezes que você pecar, mas é o resultado de um processo de amadurecimento no seu relacionamento com Deus.

Alguns pensam que seria presunção ou orgulho buscarmos certeza da nossa salvação. Entretanto, o que a Bíblia nos mostra é que na verdade essa é a vontade de Deus.

Por exemplo, no livro de 1 João, a palavra ”sabemos” aparece 8 vezes no sentido de uma certeza da salvação. Veja:

Sabemos que o temos conhecido (2:3)

Sabemos que estamos nele (2:5)

Sabemos que, […] seremos semalhantes a ele (3:2)

Sabemos que já passamos da morte para a vida (3:14)

Sabemos que ele nos ouve (5:15)

Sabemos que somos de Deus (5:19)

Sabemos que […] estamos no verdadeiro, em seu Filho (5:20)

Entretanto, existem condições para essas declarações. Se você ama seus irmãos em Cristo, se você ama e obedece os mandamentos do Senhor, se você tem esperança em sua vinda, então você pode declarar: Sei que sou de Deus e que estou em Cristo.

Portanto, busque elementos na sua vida que apontem para sua salvação.

Você tem crescido em santidade ao longo do meses e dos anos?

Você tem crescido em amor pela Palavra de Deus?

Você tem avançado em sua vida de oração?

Você tem crescido em amor pelos seus irmãos?

Veja o que diz Pedro:

Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum.

2 Pedro 1:10

Devemos buscar viver de uma forma que confirme o fato de que somos salvos. Se vivermos assim, Pedro diz que não tropeçaremos!

Se você falhar nesse teste, não quer dizer necessariamente que você não seja salvo, uma vez que a salvação se dá somente por meio da fé.

Entretanto, não hesite em corrigir sua vida com Deus e confirmar que de fato você está em Cristo. Esse deve ser o primeiro passo em qualquer busca por santidade!

2. Entenda o valor da obra de Cristo por você

Uma vez que você está convicto da sua salvação, a primeira coisa a fazer depois de pecar é exercitar a sua mente pensando em o que significa ser salvo.

Entre as muitas coisas que a salvação significa, veja abaixo algumas das declarações de Deus sobre a tua vida:

Ser salvo significa que você é completamente justo aos olhos de Deus.

Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.

2 Coríntios 5:21

Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;

Romanos 5:1

Ser salvo significa que você tem um Advogado junto ao Pai.

Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo;

1 João 2:1

Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós.

Romanos 8:34

Ser salvo significa que você não será condenado por Deus!

Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.

Romanos 8:1

Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós.

Romanos 8:34

Ser salvo significa que o diabo não tem autoridade sobre você!

Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca.

1 João 5:18

Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor,

Colossenses 1:13

Ser salvo significa que todos os seus pecados foram perdoados na cruz!

E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos;

Colossenses 2:13

Dele todos os profetas dão testemunho de que, por meio de seu nome, todo aquele que nele crê recebe o perdão dos pecados.

Atos 10:43

Ser salvo significa que você tem acesso garantido à presença de Deus mesmo que tenha pecado!

Também de nenhum modo me lembrarei dos seus pecados e das suas iniquidades, para sempre. Ora, onde há o perdão destes, já não resta oferta pelo pecado.

Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus,

aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura.

Hebreus 10:17-22

Poderiamos fazer uma lista muito mais extensa, mas recomendo que você faça sua própria lista e repita essas verdades sobre a sua vida sempre que estiver inseguro ou se sentido culpado.

3. Se arrependa e confesse o seu pecado a Deus

Muitas vezes quando pecamos, nos escondemos atrás do fato de que Deus sabe de todas as coisas. Pensamos: “Qual o valor da confissão para um Deus que sabe de tudo?”

Entretanto, Deus nos chama para um relacionamento pessoal. Como um Pai e um Amigo fiel, ele se agrada quando abrimos nosso coração.

Por exemplo: em Mateus 6:8 Jesus diz que o Pai sabe as nossas necessidades antes que paçamos qualquer coisa. Mesmo assim, nos próximos versículos Jesus nos ensina a orar dizendo: “o pão nosso de cada dia dai-nos hoje […] não nos deixes cair em tentação”.

Deus sabe o que você precisa, mas ele quer que você saiba que precisa dele, por isso ele te chama a abrir o teu coração.

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.

1 João 1:9

Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam;

Atos 17:30

4. Restitua aqueles contra quem você pecou

Há casos em que nossos pecados afetarão outras pessoas além de nós.

Por exemplo, no caso de um mentira, precisamos compreender que a mentira sempre trará morte para aqueles contra quem ela é proferida.

Se você mentiu para alguém, confesse seu pecado. Vai ser difícil e humilhante, isso é verdade, mas você vai estar liberando aquela pessoa de um laço que você criou.

Se você roubou, confesse. Adulterou? Confesse. Se irou? Peça perdão.

Seja qual foi seu pecado, converse com irmãos experientes para que lhe ajudem a entender a melhor forma e momento para essa restituição, mas não deixe de fazer.

Veja o que diz a Palavra de Deus:

Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.

Tiago 5:16

Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais.

Lucas 19:8

Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.

1 João 1:7

5. Levante-se e deixe a culpa para trás

É muito comum que a culpa nos acompanhe depois de termos pecado e mesmo depois de termos confessado.

Um sentimento de furstração, vontade de desistir, dúvida do amor de Deus. Essa é uma estratégia de satanás para nos deixar caídos o maior tempo possível.

Para o inimigo, quanto mais tempo você ficar caído, menos tempo você estará lutando. Por isso, ele tentará lhe manter preso o máximo que puder.

Entretanto, volte a lembrar do que significa ser salvo! Você tem um Amigo nos céus! Veja o que Deus diz para você:

Porque eu, o Senhor, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, que eu te ajudo.

Isaías 41:13

não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.

Isaías 41:10

Porque a mim se apegou com amor, eu o livrarei; pô-lo-ei a salvo, porque conhece o meu nome. Ele me invocará, e eu lhe responderei; na sua angústia eu estarei com ele, livrá-lo-ei e o glorificarei.

Salmos 91:14,15

se cair, não ficará prostrado, porque o Senhor o segura pela mão.

Salmos 37:24

Saiba que o Senhor é teu amigo, ele te ama e ele te ajudará.

Carregar a culpa com você só vai fazer a sua vida desnecessariamente difícil! Cristo já carregou essa culpa quando morreu por nós na cruz.

carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados.

1 Pedro 2:24

esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.

Filipenses 3:13,14

desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta,

Hebreus 12:1

6. Busque ser santo!

Agora voltamos para a certeza da salvação. Se você ama o pecado, vive pecando, tem prazer quando peca e vê a vida cristã como uma privação das coisas boas do mundo, então você não é salvo.

Você pode até ir a reuniões da igreja, mas não recebeu a salvação.

Entretanto, o simples fato de que você chegou até esse estudo e leu até aqui, é um indício de que você não quer pecar. Mostra que você ama a Jesus mais do que aquilo que o mundo pode oferecer. Mostra que você é salvo, mesmo que as vezes seja difícil de acreditar.

Portanto, creio que a última etapa após você ter cometido qualquer pecado é comprometer-se com o Senhor a viver em santidade.

Não importa quantas vezes você tenha caído, se você ama ao Senhor, comprometa-se mais uma vez! Busque ser santo, um dia de cada vez.

Lembre-se que na luta contra o pecado, o que está em jogo é o seu relacionamento com Deus.

Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor

Hebreus 12:14

Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação

1 Tessalonicenses 4:3

Ser-me-eis santos, porque eu, o Senhor, sou santo e separei-vos dos povos, para serdes meus.

Levítico 20:26

o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras.

Tito 2:14

Por isso, busque ser santo!

Não se contente com uma forma de viver que esteja aquém daquilo que Deus te chamou para ser.

Não se contente em ficar estagnado na sua vida com Deus, busque mais. Não deixe que a culpa te prenda no lugar e que o peso te impeça de ir adiante. Ele te perdoou.

Prossiga para o alvo sabendo que tudo é possível ao que crê!

Que Deus te abençoe e te leve a uma vida de santidade cada vez mais consistente. E se você pecar? Não se preocupe. Siga esse passo-a-passo mais uma vez. Quantas vezes for necessário.

Vale a pena!

Por: Filipe Merker


Esse post foi importante para você? Clique abaixo e compartilhe para edificar outros.