Examinando as Escrituras
| Devocionais

23 versículos sobre acordar cedo na Bíblia

Homem em um uma noite de céu estrelado

Podemos perceber no texto Bíblico que não há horário melhor para buscar a Deus. Veja aqui nosso estudo completo sobre esse assunto!

Creio que um dos versículos mais claros a esse respeito, nos mostra que a manhã é o melhor momento para apresentarmos a Deus as nossas orações:

De manhã, Senhor, ouves a minha voz; de manhã te apresento a minha oração e fico esperando. (Salmos 5:3)

É pela manhã que experimentamos o renovo das misericórdias de Deus:

As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade. (Lamentações 3:22,23)

Orar e buscar a Deus de manhã é melhor?

Orar é sempre bom. Somos oriantados por Paulo, em 1 Ts 5:4 a “orarmos sem cessar”. Mas podemos perceber, biblicamente que há uma preferência pelo horário da manhã:

Ó Deus, tu és o meu Deus forte; cedo te busco; a minha alma tem sede de ti; meu corpo te almeja, como terra árida, exausta, sem água. (Salmos 63:1 KJV)

Pela manhã, veio a mim a palavra do Senhor (Ezequiel 12:8)

Nos levantemos cedo de manhã para irmos às vinhas; vejamos se floresceram as vides, se a flor se abriu, se já brotaram as romeiras; te darei ali o meu grande amor. (Cantares 7:12)

Desperta, minh’alma! Despertem, lira e harpa! Quero acordar a alva. Eu te renderei graças entre os povos; (Salmos 57:8-9)

Despertem, saltério e harpa! Quero acordar a alva. Eu te renderei graças entre os povos, ó SENHOR! (Salmos 108:2-3)

Conheçamos ao Senhor; nos esforcemos por conhecê-lo. Assim como é certa a luz da manhã, ele aparecerá (Oséias 6:3 NVI)

[…] voltavam, e de madrugada buscavam a Deus. (Salmos 78:34)

Sacia-nos de manhã com a tua benignidade, para que cantemos de júbilo e nos alegremos todos os nossos dias (Salmos 90:14)

O Deus, tu és o meu Deus, de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito […] (Salmos 63:1 ACF)

estando eles angustiados, cedo me buscarão, dizendo: Vinde, e tornemos para o SENHOR (Oséias 5:15)

Mas eu, SENHOR, clamo a ti por socorro, e antemanhã já se antecipa diante de ti a minha oração. (Salmos 88:13)

Colhiam [o maná], pois, manhã após manhã, cada um quanto podia comer; porque, em vindo o calor, se derretia. (Êxodo 16:21)

Pessoas que acordaram cedo na Bíblia

Temos diversos exemplos no texto Bíblico de pessoas que acordaram cedo.

Abraão: Tendo-se levantado Abraão de madrugada, foi para o lugar onde estivera na presença do SENHOR (Gênesis 19:27)

Jacó: Tendo-se levantado Jacó, cedo, de madrugada, tomou a pedra que havia posto por travesseiro e a erigiu em coluna, sobre cujo topo entornou azeite. (Gênesis 28:18)

Moisés: Levantando-se pela manhã de madrugada, subiu ao Monte Sinai (Ex 34:4)

Josué: Levantou-se, pois, Josué de madrugada (Josué 3:1)

Ana: Levantaram-se de madrugada, e adoraram perante o Senhor (1 Samuel 1:19)

Davi: Então, Davi de madrugada se levantou, ele e os seus homens (1 Samuel 29:11)

Ezequiel: Pela manhã, veio a mim a palavra do Senhor (Ezequiel 12:8)

Os apóstolos: Tendo ouvido isto, logo ao romper do dia, entraram no templo e ensinavam. (Atos 5:21)

Maria Madalena: No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro. (João 20:1)

Jesus: Tendo-se levantado alta madrugada, saiu, foi para um lugar deserto, e ali orava. (Marcos 1:35)

Que Deus nos inspire através de tantas passagens bíblicas e nos ajude nessa busca!

Por: Filipe Merker


Esse post foi importante para você? Clique abaixo e compartilhe para edificar outros.