Examinando as Escrituras
| Estudos Bíblicos

O que a Bíblia diz sobre acordar cedo?

Homem em um uma noite de céu estrelado

Em resumo, precisamos saber, em primeiro lugar, que qualquer hora é hora de buscar a Deus. Deus nos chama para um relacionamento hoje, a qualquer momento do dia.

Entretanto, a Bíblia nos mostra um padrão que nos ensina que o melhor momento do dia para termos comunhão com Deus é cedo pela manhã.

Te convido a estudarmos juntos esse assunto e aprendermos aquilo que Deus quer nos ensinar.

Qual o melhor horário para buscar a Deus?

Sabemos que a única garantia de que temos acesso à presença de Deus é a obra de Cristo, o novo e vivo caminho, que nos garante acesso à sua presença há qualquer momento! Hebreus diz que quando nos chegamos ao trono da graça, recebemos socorro na ocasião oportuna, ou seja, na hora da necessidade, seja ela qual for.

Entretanto, mesmo que possamos encontrar a Deus há qualquer momento, a Bíblia também nos apresenta um padrão de relacionamento com Ele que eu creio que seja desejável. Podemos ver, através de muitos textos, que existe um momento no dia que parece ter sido preparado pelo Espírito Santo para termos comunhão com Deus.

Levantemo-nos cedo de manhã para ir às vinhas; vejamos se florescem as vides, se se abre a flor, se já brotam as romeiras; dar-te-ei ali o meu grande amor. (Cantares 7:12)

Desperta, ó minha alma! Despertai, lira e harpa! Quero acordar a alva. Render-te-ei graças entre os povos; (Salmos 57:8-9)

Despertai, saltério e harpa! Quero acordar a alva. Render-te-ei graças entre os povos, ó SENHOR! (Salmos 108:2-3)

O Deus, tu és o meu Deus, de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito […] (Salmos 63:1 ACF)

[…] voltavam, e de madrugada buscavam a Deus. (Salmos 78:34)

Sacia-nos de manhã com a tua benignidade, para que cantemos de júbilo e nos alegremos todos os nossos dias (Salmos 90:14)

estando eles angustiados, cedo me buscarão, dizendo: Vinde, e tornemos para o SENHOR (Oséias 5:15)

Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-lo. Tão certo como a luz da manhã, ele aparecerá (Oséias 6:3 NVI)

Mas eu, SENHOR, clamo a ti por socorro, e antemanhã já se antecipa diante de ti a minha oração. (Salmos 88:13)

Escolhi apenas alguns textos, mas eles são suficiantes para nos mostrar que existe um padrão. Não é um padrão que nos restrinja, repito: podemos encontrar a Deus há qualquer momento. Entretanto, parece que Deus reservou uma medida especial da sua presença e da sua provisão para o período da manhã.

Quando olhamos para a experiência do povo de Israel no deserto, vemos um detalhe muito importante sobre o maná:

Colhiam-no, pois, manhã após manhã, cada um quanto podia comer; porque, em vindo o calor, se derretia. (Êxodo 16:21)

O que é o maná? É o sustento de Deus. Deus é o nosso sustentador e o seu desejo é nos sustentar ao longo do dia, mas, suponhamos que alguém desejasse dormir um pouco mais naquela ocasião do deserto, qual seria o resultado? A provisão seria perdida. ”em vindo o calor, se derretia“.

Hoje, talvez mais do que em qualquer momento da história, vivemos rotinas intensas e cheias de atividades. Desde a primeira hora da manhã somos bombardeados com e-mails, mensagens, notificações e compromissos. Qual o segredo para mantermos um relacionamento profundo com Deus? O segredo é fazermos dele a nossa prioridade. No Salmo 63, Davi disse: “cedo te busco”. Essa expressão não significa apenas que Davi acordava cedo, mas que Deus era a sua prioridade. Jesus nos ensinou a buscarmos em primeiro lugar o Reino de Deus e, se essa for realmente nossa prioridade, também será nossa primeira atividade.

Quando evitamos acordar cedo para buscar a Deus, é porque temos outras prioridades. Pode ser qualquer tipo de prioridade: terminarmos aquele projeto na noite anterior, fazermos uma maratona do seriado favorito, descansarmos o corpo por causa do exercício físico, ou simplesmente curtirmos a cama um pouco mais.

Podemos nos apegar a justificativas como “tenho dificuldade de acordar” ou “funciono melhor à noite” e muitas vezes isso realmente é verdade. Mas creio que justamente pessoas com dificuldades como essas experimentarão uma provisão ainda maior e mais especial, à medida que ofertarem suas horas mais preciosas do dia para o Senhor.

Pessoas que acordaram cedo na Bíblia

Abraão: Tendo-se levantado Abraão de madrugada, foi para o lugar onde estivera na presença do SENHOR (Gênesis 19:27)

Jacó: Tendo-se levantado Jacó, cedo, de madrugada, tomou a pedra que havia posto por travesseiro e a erigiu em coluna, sobre cujo topo entornou azeite. (Gênesis 28:18)

Moisés: Levantando-se pela manhã de madrugada, subiu ao Monte Sinai (Ex 34:4)

Josué: Levantou-se, pois, Josué de madrugada (Josué 3:1)

Ana: Levantaram-se de madrugada, e adoraram perante o Senhor (1 Samuel 1:19)

Davi: Então, Davi de madrugada se levantou, ele e os seus homens (1 Samuel 29:11)

Os apóstolos: Tendo ouvido isto, logo ao romper do dia, entraram no templo e ensinavam. (Atos 5:21)

Maria Madalena: No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro. (João 20:1)

Jesus: Tendo-se levantado alta madrugada, saiu, foi para um lugar deserto, e ali orava. (Marcos 1:35)

Todos estes textos bíblicos mencionam o levantar cedo e eles podem ser divididos em dois tipos de situações: adoração ou guerra.

Quantos de nós tem experimentado lutas no trabalho, na faculdade, no casamento ou mesmo na Igreja? Ambientes que deveriam ser de bênção mas que tem sido verdadeiros campos de batalha. Mas qual tem sido a nossa postura em relação a isso? A manhã é o momento do dia onde Deus nos oferece a oportunidade de vencer as lutas antes de entrarmos no campo de batalha.

Quantos de nós tem buscado uma experiência maior de consagração? Mais poder? Mais intimidade com Deus? Durante a manhã a presença de Deus está sendo derramada como provisão para o nosso dia. Se deixarmos o sol raiar, logo virão as atividades, os compromissos, e aquele momento de busca e consagração será perdido. Deus estará presente, mas nós estaremos ocupados demais.

Watchman Nee disse: “é durante essa hora que muitas coisas relacionadas à obra de Deus e muitas experiências de consagração dos santos aconteceram”. Levantar cedo tem sido, não apenas na Bíblia, mas em toda a história, uma marca de muitos ministérios. Homens e mulheres que oferecem as primícias do seu dia a Deus, tem descoberto um novo significado para a promessa que diz “buscar-me-eis e me achareis, quando me buscardes de todo o coração”.

O que fazer após levantar cedo?

O objetivo desse estudo não é apenas que você saia da cama cedo, mas que você busque crescimento espiritual. Portanto, existem coisas que devemos fazer ao acordar.

Devemos ter comunhão com Deus. “Levantemo-nos de manhã […] ali te darei meu amor” (Cantares 7:12). Se essa é, de fato, a melhor hora do dia, devemos gastar nosso tempo em comunhão com Deus. Comunhão significa que estamos abertos para Deus. Nossa mente está nele, nosso coração está aberto e queremos falar e ouvir.

Se existe algum tema que Deus tem ministrado ao teu coração, você pode usar a manhã para orar e meditar sobre esse tema, pedir que Deus te ajude compreendê-lo a aplicá-lo na sua vida.

Você também pode usar textos bíblicos como referência para sua meditação naquele dia. Por exemplo: suponhamos que você tenha dificuldade com a mentira. Você poderia fazer uma lista de versículos que falam sobre a verdade e cada dia ler e meditar sobre um deles, talvez começando por este:

Quem, SENHOR, habitará no teu tabernáculo? Quem há de morar no teu santo monte? O que vive com integridade, e pratica a justiça, e, de coração, fala a verdade; (Salmos 15:1-2)

Também é um momento ótimo para louvar. Claro que não devemos acordar os vizinhos, mas podemos cantar baixinho, e em louvores dizermos para Deus quem ele é para nós.

A manhã também é o momento mais adequado para a oração. Jesus nos ensinou a orar dizendo “o pão nosso de cada dia, dai-nos hoje”. Em que momento alguém pode fazer este pedido? De manhã cedo. Toda a provisão necessária para nosso sustento, proteção e livramento pode ser recebida especialmente nos primeiro momentos do dia.

Por fim, devemos lembrar mais uma vez: Deus está disponível o tempo inteiro. Paulo nos orienta a “orar sem cessar”, ou seja, buscarmos ao Senhor em todas as horas do dia. Mas que pela misericórdia de Deus, possamos ser um povo que coloca a comunhão como prioridade. Que sejamos conquistados para buscar esse lugar de comunhão pela manhã como a coisa mais preciosa do dia.

Não queremos ser religiosos e definir horários ou regras sobre esse assunto, mas queremos dar a Deus o melhor, as primícias do nosso tempo e certamente quando o fizermos, vamos descobrir um novo lugar de comunhão mais profunda com o Pai.

Que Deus nos ajude nessa busca!

Por: Filipe Merker


Esse post foi importante para você? Clique abaixo e compartilhe para edificar outros.