Examinando as Escrituras
| Estudos Bíblicos

O que a Bíblia diz sobre exercício físico?

Homem segurando uma barra olímpica de crossfit

Resumidamente, podemos dizer que a Bíblia encoraja a prática do exercício físico como uma forma de cuidado com a saúde e fortalecimento preparatório para os desafios do dia-a-dia. Paulo diz: glorifiquem a Deus com o corpo de vocês.

Contudo, as proibições e cuidados em relação a esportes e exercício físico são:

  • A idolatria do corpo;
  • A sensualidade;
  • A confiança na própria força;
  • Envolvimento e foco excessivo nas atividades físicas.

Portanto, vamos estudar juntos e ver os textos bíblicos que nos explicam as afirmações acima. Que o Espírito Santo ilumine nosso entendimento nessa jornada!

A Bíblia proíbe o exercício físico?

Geralmente vemos um texto famoso de 1 Timóteo ser usado para defender que cristianismo e atividade física deveriam ser coisas opostas:

Pois o exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é proveitosa, porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser.

1 Timóteo 4:8

Entretanto, uma simples leitura cuidadosa desse versículo nos mostra que ele não é uma proibição e nem um desencorajamento.

Aqui Paulo está falando para Timóteo, um jovem grego por parte de pai, com toda a filosofia e cultura grega como seu pano de fundo.

Para os gregos, a definição da felicidade por Thales de Mileto, 500 anos antes de Cristo, era um ideal a ser buscado:

O que é um homem feliz? Aquele que tem um corpo saudável, uma mente engenhosa e uma natureza dócil.

Por isso, na busca por um corpo perfeito, os gregos desenvolveram as melhores técnicas de musculação e treinamento físico, as olimpíadas e até aperfeiçoaram a arte da escultura e pintura do corpo humano.

Paulo então lembra Timóteo que a piedade (ou bondade, uma vida de acordo com os princípios de Deus) é mais importante que o ideal de um corpo saudável.

O que esse versículo diz é: se você tiver que escolher entre o exercício físico e agir de acordo com a vontade de Deus, escolha a vontade de Deus. Mas se não houver esse conflito, fica claramente liberada a prática da atividade física.

A Bíblia é contra a gula e a preguiça!

Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.

1 Coríntios 6:19,20

No contexto dessa passagem, ele está falando de coisas que destroem o nosso corpo e ele vai dizer que a maior destruição possível é a imoralidade sexual.

Entretanto, veja em Gálatas 5:21 que, na mesma lista de pecados que começa com prostituição termina com glutonaria. Ou seja, hábitos alimentares destrutivos não permitem que Deus seja glorificado em nosso corpo.

Por isso a Bíblia fala tão claramente contra a gula (Dt 21:20; Pv 23:2; 2 Pe 1:5-7; 2 Ti 3:1-9; 2 Co 10:5).

Também vemos como a Bíblia fala contra a preguiça. O livro de Provérbios é repleto de referências a como a preguiça é destrutiva para uma pessoa (6:6-8, 6:9-11, 10:4-5, 10:26, 12:27, 13:4, 15:19, 20:13, 21:25-26, 24:30 26:14, 26:13, 18:9, 26:16).

Gula e preguiça, os dois maiores inimigos da atividade física, também são apontados pela Bíblia como grandes inimigos da glória de Deus.

Pense sobre isso.

O Exemplo de Jesus

Quando olhamos para Jesus, vemos o exemplo da humanidade perfeita. Vejam um texto sobre a sua juventude:

Crescia o menino e se fortalecia, enchendo-se de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele.

Lucas 2:40

E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens.

Lucas 2:52

É claro que não estamos sugerindo que o crescimento e fortalecimento físico é a enfase desses textos. Com certeza não é. Mas está ali.

Talvez o seu trabalho como carpinteiro tenha tido um papel importante no seu desenvolvimento físico. Mas o que é evidente é que Jesus crescia em estatura não só diante de Deus, mas também diante dos homens.

A evidência do preparo de Jesus fica clara durante as centenas de KM percorridos em suas viagens, o vigor do seu ensino e de suas repreensões, até o ponto de virar as mesas dos cambistas e, por fim, carregar sua própria cruz.

A Bíblia nos encoraja a sermos fortes fisicamente

Em Provérbios, o famoso sermão da sabedoria, não apenas vemos muitas críticas à gula e preguiça, mas podemos perceber um encorajamento a sermos fortes:

Os bens que facilmente se ganham, esses diminuem, mas o que ajunta à força do trabalho terá aumento.

Provérbios 13:11

O ornamento dos jovens é a sua força, e a beleza dos velhos, as suas cãs.

Provérbios 20:29

As mulheres também são encorajadas:

A Mulher virtuosa […] cinge os lombos de força e fortalece os braços.

Provérbios 31:17

A força e a dignidade são os seus vestidos, e, quanto ao dia de amanhã, não tem preocupações.

Provérbios 31:25

O próprio apóstolo João, em sua primeira carta diz que escreve aos jovens porque “são fortes”.

Paulo também fala de si mesmo como alguém que “corre, não sem meta, luta, mas não como desferindo golpes ao ar”. Ele diz: “reduzo meu corpo à escravidão”, ao se referir ao seu domínio próprio no serviço incansável ao Senhor.

Os perigos do exercício físico

Como dissemos anteriormente, são 4 perigos principais ao nos envolvermos com a atividade física:

  1. A idolatria do corpo. Quando Paulo apresenta a idolatria em Romanos 1 ele fala de pessoas que “adoraram e serviram a criatura em lugar do Criador”. Esse é sempre um risco ao nos exercitarmos. Se o espelho se torna o seu novo lugar preferido, ore ao Senhor para que ele coloque seus olhos no lugar certo.
  2. A sensualidade. O mesmo vale para nossa intenção ao nos exercitarmos. Deus sonda nosso coração. Provérbios considera usar o corpo como um instrumento de sedução (fora do casamento) como prostituição e adultério.
  3. Confiança na própria força. A Bíblia nos adverte: “Não digas, pois, no teu coração: A minha força e o poder do meu braço me adquiriram estas riquezas.” (Dt 8:17) Não é errado sentir-se confiante. Errado é sentir-se autoconfiante e esquecer que Deus é a fonte de bênçãos e o nosso protetor em todo o tempo.
  4. Envolvimento e foco excessivo nas atividades físicas. Como vimos em 1 Timóteo, desde o futebol de sexta até ao treino da academia, se nosso envolvimento com a atividade física nos limita em nosso tempo e envolvimento com as coisas de Deus, devemos escolher aquilo que é de Deus.

Portanto, creio que podemos mais uma vez afirmar como no início: o desejo de Deus é que sejamos uma expressão da sua glória, inclusive através do nosso corpo!

Termino com um texto que nos encoraja ao exercício lembrando que Deus é o maior interessado em conservar nosso corpo:

O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

1 Tessalonicenses 5:23

Que Deus te abençoe, e bons treinos!

Por: Filipe Merker


Esse post foi importante para você? Clique abaixo e compartilhe para edificar outros.