Examinando as Escrituras
| Estudos Bíblicos

O que a Bíblia diz sobre infertilidade?

Quarto Vazio

Quando solteiro, nunca imaginei que ter um filho poderia demorar. Nunca pensei que algumas pessoas poderiam esperar por essa bênção sem nunca recebê-la. Hoje, casado com minha amada esposa, temos tentado e aguardado há quase três anos, sem ainda conhecermos os filhos que tanto pedimos, cuja história Deus já escreveu e cujo nome Ele já conheceu na eternidade, mas cujo rosto ainda não vimos.

Durante esse espera, tenho estudado e aprendido muito sobre o que a Bíblia tem a dizer sobre isso e este estudo é um conjunto de algumas dessas descobertas. Oro para que Deus possa te encorajar através dessa leitura a agarrar-se a Ele e experimentar o máximo do que ele tem para dar!

##Qual a importância da paternidade?

Na Bíblia, o assunto da paternidade é um fio condutor que nos leva de Gênesis à Apocalipse. Quando estudamos, descobrimos que isso se deve ao fato de Deus ser eternamente Pai. Sendo assim, seu propósito eterno com a criação envolve também a Sua paternidade:

e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai. Filipenses 2:11

Podemos dizer que Deus aguarda esse dia, quando sua eterna paternidade vai ser perfeitamente exposta diante de todo o universo através de uma família lindíssima, gloriosa, de muitos filhos semelhantes a Jesus.

Por causa disso, Deus não só estende à sua criação o privilégio de serem pais, mas também reveste essa missão de uma importância especial:

E Deus os abençoou, dizendo: Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei as águas dos mares; e, na terra, se multipliquem as aves. Gênesis 1:22

E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; Gênesis 1:28

Mas sede fecundos e multiplicai-vos; povoai a terra e multiplicai-vos nela. Gênesis 9:7

Ele também faz promessas maravilhosas para quem cumpre essa missão:

Coroa dos velhos são os filhos dos filhos; e a glória dos filhos são os pais. Provérbios 17:6

Herança do Senhor são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão. Como flechas na mão do guerreiro, assim os filhos da mocidade. Feliz o homem que enche deles a sua aljava; Salmos 127:3-5

Entretanto, não apenas hoje em dia, mas em diversos exemplos nas Escrituras, vemos casais que, por algum motivo, estão impedidos de participar dessa bênção da paternidade. Quero te convidar a descobrir nesse estudo o que a Bíblia diz sobre a infertilidade.

Qual causa da infertilidade?

Em primeiro lugar, precisamos estabelecer um princípio: a causa de toda a corrupção na criação de Deus é o pecado.

Deus deu uma ordem: “Sede fecundos e multiplicai-vos”. Deus não daria uma ordem impossível de ser cumprida. Assim, sabemos que na criação original de Deus, não existia infertilidade.

Mas o pecado corrompeu a criação de Deus até mesmo a um nível biológico. Portanto, precisamos saber que a causa original de toda a corrupção, inclusive todas as doenças e enfermidades, é o pecado original de Adão.

Assim, embora o pecado seja a causa geral de todos os problemas, existem causas específicas que fazem com que esses problemas cheguem a nós ou não. No caso da infertilidade, a Bíblia nos apresenta apenas duas causas específicas possíveis: Juizo de Deus contra alguém ou uma enfermidade permitida (mas não causada) por Deus.

Juízo de Deus

Interessante pensar que nossa natureza sempre busca estabelecer uma relação de causa e efeito. Na igreja, não é incomum ouvirmos sobre alguém que passa por momentos difíceis: “só pode ser juízo de Deus”, ou, “deve estar em pecado”.

Em Lucas 13, Jesus cita um fato acontecido entre os galileus: a queda da Torre de Siloé, que matou 18 pessoas. Jesus pergunta: vocês acham que estes que morreram eram mais pecadores do que os que não morreram? A resposta é óbiva: é claro que não.

Assim como no exemplo de Jesus, quando falamos sobre infertilidade, perceberemos que são raros os casos onde ela é apresentada como Juízo de Deus.

Em Gênesis 20, vemos a história em que Sara é tomada de Abraão para ser concubina de Abimeleque, porque Abraão tinha dito que ela era sua irmã. Mesmo diante da covardia de Abraão, Deus derrama juízo sobre Abimeleque e sobre os filisteus. Depois do arrependimento de Abimeleque, Abraão o abençoa e é dito:

E, orando Abraão, sarou Deus Abimeleque, sua mulher e suas servas, de sorte que elas pudessem ter filhos; porque o Senhor havia tornado estéreis todas as mulheres da casa de Abimeleque, por causa de Sara, mulher de Abraão. Gênesis 20:17 e 18

Nesse caso, vemos claramente que Deus enviou a infertilidade como Juízo sobre o pecado de Abimeleque. Esse mesmo juízo, Deus profere contra Israel, em Oséias:

Dá-lhes, ó Senhor; que lhes darás? Dá-lhes um ventre estéril e seios secos.

Entretanto, nesse caso de Oséias, não existe uma outra passagem que indíque a aplicação desse juízo contra Israel. E mesmo que tenha eventualmente sido aplicado em algum momento, temos certeza de que esse não é um juízo definitivo, nem mesmo revela a intenção mais profunda do coração de Deus. Veja a pergunta do próprio Deus através de outro profeta, chamado Isaías:

Acaso, farei eu abrir a madre e não farei nascer? — diz o Senhor; acaso, eu que faço nascer fecharei a madre? — diz o teu Deus. Isaías 66:9

Enfermidade

Como vimos anteriormente, a maioria dos casos de infertilidade nas Escrituras, não remetem a um juízo de Deus. O padrão que podemos observar na Palavra, portanto, é que a infertilidade é tratada como uma enfermidade permitida (mas não causada) por Deus.

Geralmente essa enfermidade está associada à mulher, e é chamada de “esterilidade”, mas essa relação com a mulher não é necessariamente literal. Em Levítico 21:10, por exemplo, vemos menção a um tipo de esterilidade relacionada ao homem. A ênfase na mulher, entretanto, se dá por ela ser a principal vítima da vergonha que a esterilidade trazia, e ainda traz.

Esse tipo de enfermidade, como já vimos, não vem como alguma forma de juízo de Deus. Se fosse dessa forma, não veríamos alguns dos piores pecadores sendo extremamente férteis.

Veja o texto abaixo:

A Ana, porém, dava porção dupla, porque ele a amava, ainda mesmo que o Senhor a houvesse deixado estéril. 1 Samuel 1:5

A ideia aqui não é que Deus tornou Ana estéril, mas que ela já era estéril por alguma razão e Deus não a havia curado, portanto, deixando-a nessa condição de esterilidade.

Esse é um padrão que vamos ver em todos os casos de casais que sofreram com infertilidade na Bíblia: por algum motivo, Deus permite que aquele casal permaneça em uma situação que não foi causada por Ele.

Como combater a infertilidade?

Em primeiro lugar, a Bíblia indica que precisamos identificar a causa da infertilidade.

Pode ser que, de fato, um casal esteja sob juízo de Deus. Nesse caso (e em todos os casos), deve haver arrependimento e abandono de todo pecado deliberado. Esse é o único caminho para fora do juízo de Deus.

Mas pode ser que o casal simplesmente tenha algum impedimento físico, e Deus ainda não interviu. Cuidado aqui: talvez todos os exames tenham indicado que tudo está normal com sua saúde. Mas lembre, não são os exames que apontam a normalidade do nosso corpo, é a Palavra de Deus, e ela diz: “sede fecundos”. Essa é a normalidade.

Nesse caso, em primeiro lugar, precisamos lembrar que a infertilidade é como qualquer enfermidade. Se houver uma causa física, devemos agir como realmente faríamos com qualquer outra enfermidade. Cuidamos a alimentação, nos exercitamos, vamos ao médico. Se ele receitar algo, a não ser que tenhamos uma direção clara e objetiva de Deus, devemos sim usar a medicação. Assim estaremos honrando a Deus, ao cuidarmos do corpo que ele nos deu.

Mas junto ao cuidado do corpo, existe um padrão Bíblico que precisamos aprender: a inconformidade.

Por toda a Bíblia encontramos homens e mulheres que não se conformaram com uma situação que claramente era contrária ao coração e Deus e clamaram até serem respondidos.

Abraão, Moisés, Elias, Davi, Esdras, Neemias, Daniel, entre muitos outros. Por fim, Jesus também nos contou a parábola da viúva e do juiz iníquo, dizendo que a fé que ele deseja encontrar na terra é de homens e mulheres que clamam, inconformados, de dia e de noite, até que Deus lhes faça justiça.

Ana clamou a Deus incessantemente, e é dito que o SENHOR se lembrou dela, e ela concebeu!

Em Gênesis 20:21, é dito que Isaque orou por sua mulher, porque ela era estéril; e o SENHOR lhe ouviu as orações (devem ter sido muitas, talvez por muito tempo, não sabemos), e Rebeca, sua mulher, concebeu!

Em Gênesis 30, mesmo que o coração de Raquel estivesse errado, seu clamor era sincero: “Dá-me filhos, senão morrerei”.

A fidelidade das promessas de Deus

Quando Deus vê um coração reto, em clamor desesperado, ele abençoará. Apegue-se às promessas de Deus e se agarre a ele.

Em Êxodo 23, ao falar sobre a fidelidade do seu povo, ele promete:

Na tua terra, não haverá mulher que aborte, nem estéril.

E em Deuteronômio:

Bendito serás mais do que todos os povos; não haverá entre ti nem homem, nem mulher estéril, nem entre teus animais.

No Salmo 113:9 diz que Deus

Faz que a mulher estéril viva em família e seja alegre mãe de filhos. Aleluia!

E no Salmo 128:3

Tua esposa, no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus filhos, como rebentos da oliveira, à roda da tua mesa. Eis como será abençoado o homem que teme ao Senhor!

Em Isaías 54, há uma promessa riquíssima. Leia toda essa passagem:

Canta alegremente, ó estéril, que não deste à luz; exulta com alegre canto e exclama, tu que não tiveste dores de parto; porque mais são os filhos da mulher solitária do que os filhos da casada, diz o Senhor. Alarga o espaço da tua tenda; estenda-se o toldo da tua habitação, e não o impeças; alonga as tuas cordas e firma bem as tuas estacas. Porque transbordarás para a direita e para a esquerda; a tua posteridade possuirá as nações e fará que se povoem as cidades assoladas. Não temas, porque não serás envergonhada; não te envergonhes, porque não sofrerás humilhação; pois te esquecerás da vergonha da tua mocidade e não mais te lembrarás do opróbrio da tua viuvez. Porque o teu Criador é o teu marido; o Senhor dos Exércitos é o seu nome; e o Santo de Israel é o teu Redentor; ele é chamado o Deus de toda a terra. Porque o Senhor te chamou como a mulher desamparada e de espírito abatido; como a mulher da mocidade, que fora repudiada, diz o teu Deus. Por breve momento te deixei, mas com grandes misericórdias torno a acolher-te;

Mesmo que Paulo, em Gálatas, aplique esse texto de Isaías à igreja, precisamos lembrar que textos proféticos como esse revelam o coração de Deus de uma forma não apenas corporativa, mas também individual. Esse texto é uma das muitas promessas às quais podemos nos apegar!

Deus diz: “Por breve momento te deixei, mas com grandes misericórdias torno a acolher-te”. Creia que Deus tem um novo tempo de grandes misericórdias sobre a tua casa.

Todos os patriarcas tiveram experiências com infertilidade. Abraão e Sara, Isaque e Rebeca, Jacó com Raquel e Lia. Mas eles foram pais de multidões.

Ana e Elcana tiveram uma luta com a infertilidade, mas foram os pais de um dos maiores homens de Deus da sua época, Samuel.

Manoá e sua esposa eram estéreis e não tinham filhos, mas Deus lhes deu Sansão, que foi o juiz mais poderoso de toda a história de Israel.

Zacarias e Isabel eram já avançados em idade e não tinham filhos, mas eram justos diante de Deus e viviam irrepreensivelmente. Deus os visitou e eles foram os pais de João Batista, talvez o profeta mais importante na história da humanidade, porque preparou o caminho do Senhor.

Como lidar com os sentimentos?

No livro de Hebreus, no capítulo 11, Sara é citada entre os heróis da fé:

Pela fé, também, a própria Sara recebeu poder para ser mãe, não obstante o avançado de sua idade, pois teve por fiel aquele que lhe havia feito a promessa.

Se olharmos para a vida de Sara, com toda certeza ela foi imperfeita. Ela riu-se da promessa da Deus em um momento, também duvidou, ao oferecer sua serva para Abraão. Mas aqui em Hebreus vamos descobrir que Sara não estava olhando para a promessa, mas para o Deus da promessa!

Se ela olhasse para a promessa, talvez desanimasse. Mês após mês, aproximadamente durante vinte e cinco anos! Ela não tinha nada concreto para se agarrar. Ela não viu a promessa. Mas ela tinha o Deus da promessa e se agarrou a Ele! Depois de todo esse tempo, Deus finalmente deu a ela o poder de ser mãe. Mãe de multidões através de Isaque. A espera valeu a pena.

Se você olhar para sua situação atual, talvez você sinta a tentação de se agarrar ao diagnóstico: “sou estéril”. Talvez comece a fazer planos para um futuro sem filhos. Talvez comece a pensar no “lado bom” da esterilidade.

Não faça isso.

Se Deus colocou no seu coração um clamor pela paternidade, clame! Agarre-se ao Deus da promessa, viva sem ansiedade, mas na expectativa da bênção de Deus.

No Salmos 147:3, diz que Deus “sara os de coração quebrantado e lhes ata as feridas”. Deus está com você em meio a tristeza. Ele conhece os desejos do teu coração. Mas existe algo que ele quer produzir em teu coração que só poderá ser produzido agora, então agarre-se a ele!

É natural ver os filhos dos amigos e sentir-se triste por não termos sido abençoados ainda. Toda vez que uma nova gravidez é anunciada, pensarmos que Deus se esqueceu de nós. Vemos isso na vida de Ana, de Lia e de Raquel. Mas Deus tem uma palavra específica para nos apegarmos:

Sião diz: O Senhor me desamparou, o Senhor se esqueceu de mim.

Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti. Isaías 49:14 e 15

Deus não se esqueceu. Deixe que a tristeza e o quebrantamento te levem a um clamor e uma inconformidade. Agarre-se ao Deus da promessa e viva para Ele. Ele te abençoará. Esse é o padrão que a Palavra de Deus nos apresenta.

Há muitos testemunhos que poderia contar aqui, de casais de irmãos que conhecemos pessoalmente e que experimentaram o milagre da gravidez mesmo diante de um diagnóstico médico definitivo: “vocês nunca poderão ter filhos”. Mas vamos deixar que apenas a Palavra de Deus fale ao nosso coração.

Deus sabe que escrevi este estudo porque é o que eu precisava ouvir de alguém. Mas, ao escrever, percebi que foi o próprio Deus que me falou pessoalmente o que eu precisava ouvir.

Portanto, oro que Deus fale também pessoalmente àqueles que estão desanimados. Recobre suas forças, restabeleça seus joelhos, seja animado pela Palavra de Deus e agarre-se a Ele. Deus te abençoará.

Por: Filipe Merker


Esse post foi importante para você? Clique abaixo e compartilhe para edificar outros.